Segundo dados da TIC Domicílios 2024, em quase 20 anos, o Brasil ganhou mais de 100 milhões de internautas, o que significa um importante atrativo para o marketing digital. O número de cidadãos conectados cresceu de 32 milhões, em 2005, para 141 milhões, em 2024, representando 86% da população urbana.
Hoje, a população brasileira gasta, em média, cerca de 9 horas e 13 minutos por dia na internet. A maior parte desse tempo (57,6%) é gasto em smartphones. Se a internet transformou o dia a dia das pessoas, seja na comunicação, no trabalho, na educação, imagina o que ela não vem fazendo pelas empresas?
Todo negócio, seja de qualquer segmento ou tamanho, para acompanhar as mudanças de hábitos, precisa adotar novas ferramentas, canais e formatos. Exatamente por isso, as empresas investem cada vez mais em marketing digital.
Pequenas e médias empresas têm, ainda, maiores vantagens ao usar as estratégias digitais, pois permitem que compitam de igual para igual com empresas maiores, gerando mais competitividade e incentivando que as empresas evoluam e melhorem.
O marketing digital se tornou uma estratégia indispensável para as empresas alcançarem e envolverem seus públicos de interesse. Mas você sabe o que é e como aplicar o marketing digital?
Trata-se de um conjunto de estratégias e práticas de marketing aplicadas em canais digitais para promover uma marca, produto ou serviço. Entre as atividades, estão a otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, trabalho nas redes sociais, anúncios online, e-mail marketing, entre outras.
Como seu principal objetivo, o marketing digital busca estabelecer presença online relevante, alcançando exatamente o público-alvo da empresa, construindo uma relação forte com os clientes.
O aumento no uso da internet mudou completamente o comportamento do consumidor. Atualmente, ao buscar informações sobre qualquer tema, produto ou serviço, as pessoas recorrem imediatamente a sites de busca, redes sociais e sites das marcas.
Aliás, os hábitos de consumo também se transformaram, com os consumidores realizando suas compras de forma online, compartilhando suas opiniões e experiências e procurando saber das avaliações de outros clientes com aquela marca.
Nesse momento, as empresas notaram a importância de adaptação de suas estratégias para poderem se conectar de forma efetiva com seus públicos. É nesse cenário que o marketing digital ganha relevância, trazendo a segmentação para audiências específicas, medição de resultados e ajustes de estratégia sempre que necessário com mais agilidade.
Por meio de estratégias digitais, os sistemas de franquias podem alcançar um público cada vez mais amplo, expandindo sua presença e aumentando o reconhecimento da marca.
O marketing digital oferece à rede franqueadora a chance de envolvimento maior e de forma mais personalizada com os franqueados e consumidores, além da construção de relacionamentos de maior confiança e fidelização com a marca.
Para as franqueadoras, é importante que acompanhem as tendências do mercado e explorem estratégias de marketing digital para que a rede de franquias se destaque e realmente alcance o público-alvo e alcance seus objetivos de negócio, como expansão e posicionamento de marca.
A comunicação no meio digital permite a expansão da atuação das franqueadoras, com aumento também da base de clientes, fortalecendo a presença da marca e posicionamento, impulsionando o crescimento da rede.
No franchising, ainda, o marketing digital pode ser usado de forma única, combinando estratégias globais da marca com a personalização para cada unidade do negócio e seu público.
Algumas estratégias são mais conhecidas e podem fazer parte de ações das marcas para alcançar resultados positivos nas redes de franquias:
Marketing de conteúdo: criação e segmentação de conteúdo relevante, direcionado ao público-alvo. Esse tipo de material pode ser distribuído por meio de blogs, vídeos, infográficos e e-books, usados para educação, informação ou entretenimento. O foco é o estabelecimento de autoridade de marca, construção de relacionamentos e atração de consumidores.
Search Engine Optimization (SEO): otimização de um site para melhorar sua visibilidade nos resultados orgânicos nos mecanismos de busca. As franqueadas podem otimizar seus sites e páginas de destino para palavras-chave relevantes ao seu nicho, garantindo que sejam vistas pelos usuários em suas pesquisas. Isso também contribui para a geração de tráfego qualificado.
Marketing de redes sociais: com perfis exclusivos nas redes, as franquias podem se conectar diretamente com seus clientes. Esse processo envolve a criação de conteúdo, interação com clientes pelas plataformas, divulgação de ofertas especiais e construção de relacionamento.
Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas entendem que a inovação se conecta com a flexibilidade para conseguirem atender qualquer canal, seja em um espaço físico ou virtual.
Para as franquias, uma gestão eficiente passa pela busca e investimento na solução ideal para contribuir para a estrutura do negócio. Ao trabalhar com a ferramenta certa, o franqueador garante o controle necessário das operações, mas fornece ao franqueado a liberdade de atuação, sem respeitando a padronização responsável pelo sucesso do negócio.
A tecnologia, portanto, é um recurso indispensável para as marcas que desejam sucesso no segmento de franchising. E, nesse processo, o marketing digital utilizado de forma estratégica se transforma na ferramenta perfeita para a conquista dos resultados desejados.
Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.
© 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS