5 coisas que você deve considerar na escolha do seu ERP

Avalie questões como personalização escalabilidade e reputação do fornecedor para implantar a melhor solução ERP para o seu negócio

Por que considerar a escolha de um ERP (Enterprise Resource Planning)? Com muita tecnologia disponível e mais acessível, ganha vantagem competitiva a empresa que sabe fazer a melhor gestão e análise de seus dados.

 

Independentemente do tamanho da organização, não há mais motivos para continuar com processos não digitalizados, como planilhas e anotações, que dificultam o compartilhamento e a análise das informações corretamente armazenadas.

 

Hoje, existem muitas opções no mercado de sistemas de gestão integrada. Até por conta disso, quais critérios levar em consideração na escolha de um ERP? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Como funciona um sistema ERP?

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais são soluções completas e integradas, que gerenciam todos os processos de um negócio baseado em produção ou distribuição. Os sistemas ERP possuem suporte para todos os fluxos de gestão financeira, recursos humanos, gestão da cadeia de suprimentos e manufatura com sua função de contabilidade central.

 

Com as informações centralizadas em um único lugar, o fluxo de dados se torna muito mais simples e ágil, além de ser compartilhado com maior facilidade. O resultado é a facilidade no acesso a informações e a agilidade na tomada de decisões mais estratégicas.

 

O desafio é escolher um sistema ERP que se adeque às necessidades do negócio, porque um software errado pode significar trabalho em dobro, custos elevados e muito retrabalho.


Ao utilizar a ferramenta certa, é possível, por exemplo, integrar todos os departamentos de uma empresa em um único lugar, armazenando os dados em nuvem. Certamente, a solução simplifica e automatiza os seus processos de gestão.

Tem segredo para escolher o melhor ERP?

Quando você faz a implantação de um ERP, é possível economizar tempo, padronizar processos e fluxos, tomar decisões mais estratégicas, aumentar a segurança da informação e diminuir custos operacionais.

 

Conheça, então, 5 coisas que você deve considerar para escolher um sistema ERP:

1 - As necessidades do negócio

Tudo deve começar por esse passo. Você deve levantar quais são os dados e as áreas que demandam maior controle na empresa; quais processos devem passar por essa automatização para que possam ser melhorados; em quais atividades esse sistema de gestão otimizará os fluxos para, assim, alcançar seus objetivos?

2 - As funcionalidades do ERP

Sabendo quais são as reais necessidades, será mais fácil entender quais funções o sistema ERP deverá conter para oferecer os resultados esperados.É importante ressaltar que cada negócio tem suas necessidades e, por isso, nem todas as funcionalidades são essenciais para a empresa. O ideal é buscar uma solução que possa ser personalizada de acordo com as necessidades identificadas e, além disso, a solução escolhida deve permitir a integração com outros sistemas já usados pela empresa.

3 - A facilidade para implantar e possibilidade de personalização

Para escolher um sistema ERP que melhor se encaixe em seu negócio, você também deve avaliar a complexidade da implantação e quais são os impactos nos processos e fluxos no dia a dia logo no início do trabalho da plataforma. Nessa etapa, é o momento para antecipar possíveis dificuldades, além de conseguir organizar de forma mais estratégica as mudanças. Também é o momento de identificar se o fornecedor escolhido oferece suporte, capacitação e permite alterações para adaptação, caso necessário.

4 - A capacidade de escalabilidade

Quando um negócio é aberto, o objetivo é sempre crescer e aumentar seu faturamento. Por isso, quando for optar por um sistema ERP, o ideal é que ele seja capaz de se adaptar quando a demanda do negócio também crescer, entregando todas as funções que colaboram com o crescimento da empresa. Uma dica para avaliar se a solução possui escalabilidade é observar questões sobre armazenamento, atualizações e custos de operação.

5 - A reputação e especialização do fornecedor

Escolher a melhor solução ERP para um negócio passa pela experiência do fornecedor do sistema, além da oferta de suporte e consultoria. É importante escolher parceiros que tenham um time qualificado que dará todo o suporte e recomendação necessárias.
Ao levar as dicas em consideração, fica muito mais fácil entender a importância de contar com um ERP na gestão de sua empresa.

CONVERSE COM A GCOM

Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.

    MAIS DE 2000 LOJAS UTILIZAM AS SOLUÇÕES DA GCOM PARA GERIR OS SEUS NEGÓCIOS.

    MAIS DE 5 MILHÕES DE PEDIDOS POR MÊS SÃO PROCESSADOS PELAS NOSSAS SOLUÇÕES.

    NOSSAS SOLUÇÕES ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL.

    Entre em Contato

    atendimento@gcom.com.br

    Avenida Vital Brasil, 177, 7o andar, Butantã, São Paulo

    +55 11 3094-4070

    +55 11 3199-8915

    +55 21 2042-2692

    © 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS