Sistema tecnológico de gestão e controle de vendas de um estabelecimento comercial, o PDV (ponto de venda) tem o propósito de criar um relacionamento forte com os clientes com o objetivo de influenciar na decisão de compra.
Emissão de nota fiscal, identificação do cliente, conferência dos produtos, possibilidade de desconto, opção de meios de recebimento e abertura e fechamento de caixa são alguns dos processos que acontecem no PDV.
O ponto de venda, que pode ser um local físico ou digital, serve para facilitar todo o processo de comercialização de produtos ou serviços. É ali que a empresa apresenta seus produtos e serviços, recebe seus clientes e finaliza suas transações.
Também é nesse ambiente que o cliente consegue avaliar tudo o que a empresa oferece, valores, definições dos itens vendidos e avaliações de outros consumidores.
Obter um sistema PDV para o seu negócio colabora com a simplificação de processos do dia a dia, como emissão de nota fiscal, além de ajudar a reduzir erros humanos. Veja outros pontos positivos:
Todas as informações relacionadas às transações do negócio podem ser registradas e lançadas no sistema PDV para a gestão da empresa.
A entrada e saída dos produtos são controladas diretamente no sistema, sem a necessidade da criação de planilhas. Além disso, é possível ter acesso a relatórios que mostram com exatidão a situação do estoque, bem como o tipo de mercadoria disponível.
Os dados sobre vendas, fornecedores e estoque são centralizadas em um único sistema, que faz backups automáticos e frequentes, sendo possível, assim, reduzir os riscos de perdas de informações.
Com todas as informações disponíveis em um único lugar e com a possibilidade de ter todas as funções nele, o atendimento ao cliente é agilizado.
Com todas as vantagens apresentadas, a escolha e implantação de um sistema PDV deve começar por alguns passos.
Agora que já sabemos sobre as vantagens, surge a dúvida: como escolher e implantar o sistema PDV ideal para o negócio? Confira um passo a passo para garantir a contratação e o uso correto da solução:
Avalie as necessidades do negócio: quais são os gargalos da operação da empresa? Quem são as pessoas que irão usar o sistema? Quais são os objetivos a serem alcançados com a implantação?
Para optar por uma solução, é preciso ter visibilidade do cenário geral do negócio e quais são os principais desafios.
Escolha a solução: a partir do levantamento das necessidades do negócio, avalie quais funcionalidades serão úteis e quais contribuirão para o avanço das operações.
Configure o sistema: após a contratação, a ferramenta deve ser configurada para que integre todos os dados e processos do negócio em uma única plataforma. Nessa etapa, é essencial o suporte do fornecedor para garantir que a configuração aconteça corretamente.
Treine os colaboradores: com a configuração do sistema, é hora de treinar a equipe que irá usar a ferramenta no dia a dia, sabendo utilizar todos os recursos.
Teste: coloque o sistema para rodar e faça testes regulares para validar se as funções realmente atendem às necessidades do negócio. Se forem identificadas questões técnicas, é dever do fornecedor esclarecer as dúvidas e reforçar a capacitação.
Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.
© 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS