Contar com um sistema de gestão financeira se transformou em uma solução indispensável para as empresas que buscam se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.
Entre os principais motivos para aprimorar sistemas de TI, serviços em nuvem e plataformas como um todo estão o aumento da agilidade, escalabilidade, segurança e flexibilidade operacional, assim como a redução de custos. A conclusão faz parte do levantamento do Gartner sobre tendências estratégicas em tecnologia.
Portanto, não estamos somente falando sobre sair na frente dos concorrentes. Investir em tecnologia é questão de sobrevivência.
Certamente, a inovação está em tudo, impactando nossa vida e expondo uma nova maneira de nos comunicarmos, fazermos negócios, compras, resolvermos questões bancárias, entre outras coisas. Sobra, então, nos adaptarmos ao que se apresenta.
Em uma empresa, a tecnologia exerce um papel importante para a integração e a automatização de todos as atividades existentes. E a busca por processos que facilitem a operação tem levado empresários a adotarem sistemas de gestão dos negócios, um deles, o financeiro.
O objetivo de todo negócio é crescer, certo? Além disso, ganhar mais dinheiro. Para isso, o caminho é o aprimoramento da gestão financeira, que colabora para aumentar a produtividade e alcançar os melhores resultados no negócio.
A gestão financeira é formada pelos inúmeros processos, métodos e ações que permitem a um negócio manter o controle e planejamento das diversas atividades financeiras.
Também fornece recursos para que a área financeira possa ter visibilidade de todos os cenários e criem metas de acordo com suas possibilidades. Por isso, o sistema de controle financeiro deve ser escolhido com cuidado.
Atualmente, é indispensável a utilização da tecnologia para a correta gestão financeira. Em conjunto com boas práticas, a inovação facilita o dia a dia do trabalho. Mas como escolher a solução ideal?
O bom planejamento está entre as principais frentes. Assim como este, diversos parâmetros servem como um norte para escolher um sistema de gestão financeira eficiente. Na lista, estão:
Construir um planejamento estratégico financeiro é a base para organizar as ações internas de uma empresa, sabendo o que é prioridade e o quanto de recurso está disponível. É no momento do planejamento que é possível traçar metas e definir os objetivos de negócio.
Você sabe todos os custos que seu negócio envolve? Mais do que fluxo de caixa, você deve saber identificar as prioridades no momento de fechar um mês. Não só isso, você deve saber todos os tipos de custos (custos fixos, custos variáveis, despesas fixas e despesas variáveis).
Você precisa ter visibilidade, em seu planejamento, sobre os principais KPIs (indicadores-chave de desempenho), como faturamento; lucro líquido; liquidez corrente; margem de lucro; margem de contribuição; e ponto de equilíbrio.
Somente controlando o fluxo de caixa é que você vai saber realmente como está a saúde do seu negócio, principalmente no curto prazo. Essa gestão permite ter previsão, planejamento e controle das entradas e saídas. Fortalecendo, assim, as finanças do negócio.
Elas serão um farol para o trabalho para um período determinado. Precisam ser definidas de acordo com os objetivos de negócio.
Com essas dicas como referência, fica mais fácil identificar as qualidades necessárias de um sistema capaz de promover a correta gestão financeira. Em um mundo onde os dados são cada vez mais relevantes, adquirir uma plataforma eficaz garante a centralização das informações operacionais.
Seja qual for o tamanho da empresa, implantar um software para gestão ajudará a economizar tempo, conseguir informações mais precisas e com maior agilidade. Entenda os benefícios:
– Aumento de produtividade: todas as informações estarão dentro do sistema, os gestores só precisam analisá-los e tomar decisões com base neles.
– Processos padronizados: os processos são reunidos em uma única plataforma, com funcionalidades para todas as áreas que impactam de alguma forma no financeiro.
– Precisão de informações: como as informações não precisam ser preenchidas de forma manual, há menos risco de informações serem passadas de forma incorreta. O resultado é maior segurança para os dados.
– Escalabilidade: com um sistema bem estruturado, quando o negócio cresce, não é necessário trocar por outro software.
– Custo-benefício: instalar um sistema de gestão que automatiza os processos é um investimento inteligente, trazendo redução de custos.
– Dados seguros: os dados de sistemas de gestão financeira são armazenados e operados na nuvem, online. Dessa forma, usuários autorizados, com login e senha, podem acessá-los de diversos dispositivos (computador, tablet ou smartphone), e os backups são realizados regularmente e ficam disponíveis sempre que o cliente precisar.
Com anos de mercado e conhecimento do segmento, a GCOM oferece soluções que são compatíveis e podem ser integradas com outros softwares, personalizáveis e flexíveis e com trabalho intuitivo e de simples manuseio.
Quer saber mais sobre o assunto? Então conheça as soluções oferecidas para todos os tipos de empresa no nosso site.
Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.
© 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS