Hamburguer Artesanal e batata frita

Sete dicas para otimizar a gestão de uma rede de franquia

De visual amigável e intuitivo até treinamento e capacitação, veja o que pode ser feito para facilitar a operação da rotina operacional de uma franquia

Para quem busca empreender e entrar no mundo dos negócios, investir em uma franquia pode ser um caminho atrativo. Isso porque o setor cresce a cada ano.
Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicou que o Brasil é o quinto país em quantidade de redes no mundo. Em território nacional, o faturamento atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento de 13,8% comparado a 2022.
Ainda de acordo com a pesquisa, alimentação foi o segmento com maior crescimento. O foodservice (alimentação fora de casa) registrou 46.939 operações, um aumento de 17,9% comparado a 2022.
O setor foi impulsionado pelo delivery, pela alta do ticket médio e por novos modelos focados em conveniência, experiência do cliente e tecnologia com foco em aumento de produtividade.

Franquia e a tecnologia

Entender o mercado é importante para encontrar oportunidades e aumentar as vendas. O empreendedor deve estar antenado sobre o funcionamento, tendências e armadilhas no qual seu negócio está inserido.
Assim, consegue se preparar sempre para o melhor caminho e aumentar vendas e atingir mais sucesso. Além disso, deve observar a própria capacidade operacional, controlar o fluxo financeiro e monitorar lucros e atividades no mercado.
A tecnologia trouxe diversos benefícios para auxiliar quem comanda uma empresa, possibilitando inovar em serviços e produtos e no próprio modelo de negócio.

Conexão e integração

O objetivo de um sistema de gestão para franquia é centralizar a operação da rede. Para isso, conecta e integra os diversos departamentos em uma única plataforma online.
Com o auxílio de um sistema eficaz, os dados podem ser acessados simultaneamente pelos usuários autorizados, dando autonomia e automatizando processos da rotina empresarial.
A padronização é o passo fundamental no mercado de franchising. É o principal fator que diferencia esse modelo de negócio dos outros. E uma gestão eficiente traz inúmeros de impacto para a franquia.

 

Dicas para otimizar a gestão da rede de franquias

Com um sistema eficiente, é possível fazer todo o controle financeiro do negócio, mantendo o padrão necessário à empresa e as franqueadas. Controle de produtos, orçamentos, receitas e despesas, estoque, e todas as outras tarefas essenciais, além da integração entre os demais setores que dependem um do outro para funcionar.


Veja sete dicas sobre o que é essencial para a gestão de uma rede de franquias:

 

1. Padronização de tecnologia

A padronização é indispensável porque é por meio dela que os franqueados vão manter os padrões de qualidade exigidos. Dentro da rede, todos os franqueados possuem acesso aos mesmos dados, materiais e informações.

 

2. Sistema de Gestão Integrada (ERP)

São módulos essenciais para a gestão contábil, fiscal, financeiro, produção, estoque, compras e vendas do negócio. O sistema tem integração com outras soluções de players do mercado em um único lugar, 100% cloud. Ficam disponíveis dashboards e relatórios customizados, proporcionando agilidade na tomada de decisões estratégicas.

3. Capacitação

Treinamento constante dos colaboradores deve ser rotina para garantir o mesmo atendimento e qualidade nos serviços, além de disseminar as principais informações sobre sistemas e boas práticas.

4. Automatização de processos

A automatização de processos traz muitos benefícios para a empresa. Proporciona facilidade do acesso à informação; permite que atividades manuais sejam substituídas por softwares específicos, centralizando todas as informações em um único lugar e disponíveis para todos os setores da empresa; colabora com a redução de custos do negócio, porque promove processos racionais que reduzem a ocorrência de erros; e gera maior eficiência operacional, pois reduz o tempo para realização das tarefas.

 

5. Segurança

Até mesmo por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a segurança das informações se tornou uma questão prioritária para as empresas. Principalmente em uma rede de franquias, onde as informações circulam por diferentes unidades, é necessário contar com o suporte de uma solução realmente eficaz e confiável. Criptografia de dados, autenticação e monitoramento em tempo real são alguns dos recursos que precisam ser levados em consideração, assim como controles de acesso, backup e recuperação de dados.

 

6. Integração de canais de venda

A aplicação de um sistema omnichannel é uma estratégia para integrar diversos canais de vendas e criar uma experiência sem atritos para os clientes. São inúmeros canais, como loja física, online, mídia social, multimarcas, parceiros, teleatendimento, entre outros. O objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência única, independentemente de como eles interagem com a marca.

7. Análise de dados e inteligência de negócio

A tecnologia e sistemas de gestão modernos também oferecem a capacidade de concentrar informações do negócio: coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados. Isso é imprescindível para a gestão de franquias, para identificar tendências de vendas, preferências dos clientes e oportunidades de melhoria. São fornecidas informações importantes que podem ser usadas para otimizar operações, criar estratégias de marketing mais eficazes e tomar decisões de forma ágil e assertiva.

Por fim, é importante conhecer um ERP que realmente consiga otimizar a gestão de uma rede de franquia. Empresa pioneira da gestão em nuvem, a GCOM possui um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa, incluindo uma solução de gerenciamento de rede franqueada, além de lojas próprias da rede.

GCOM ERP é uma solução de Gestão Empresarial (ERP) completa. Ela possui os módulos necessários para gestão contábil, fiscal, financeiro, produção, estoque, compras e vendas.

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