Mulher trabalhando com cálculo

O que é CMV? Aprenda a calcular o Custo de Mercadorias Vendidas

O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é uma das métricas importantes para a correta gestão empresarial

Você sabe o que é CMV e como calculá-lo corretamente? Independentemente do tamanho ou nicho de atuação do seu negócio, fazer uma boa gestão empresarial é fundamental para o crescimento e saúde do empreendimento. E a boa gestão está relacionada à definição de metas, planejamento estratégico, fluxo de processos, análise financeira, de compras e vendas, custo de pessoal etc.


Gastar mais do que o faturamento da empresa, não implantar processos eficientes, não usar tecnologia no fluxo, tudo isso pode impactar negativamente na gestão de um negócio. Todas essas etapas dependem de boas práticas para funcionarem bem e, assim, fazer com o que o negócio evolua.


No setor de serviços, o Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é um indicador financeiro de grande relevância. Isso porque sinaliza se o negócio é realmente lucrativo ou se precisa de alguns ajustes.

Finalidade do CVM

O Custo de Mercadorias Vendidas (CVM) é um indicador financeiro usado em bares e restaurantes definido pela soma das despesas usadas para produzir ou estocar a mercadoria. A partir dele, você calcula quanto irá gastar para a produção ou armazenamento do produto até que ele chegue ao cliente. Por isso, é uma métrica importante para determinar a eficiência das operações e o lucro do estabelecimento.


Entender e ter visibilidade do que é, como funciona e como é calculado o CVM dá ao gestor o controle financeiro do negócio, tenho visibilidade geral das finanças da empresa. Fazer uma gestão eficiente do CMV é essencial para a lucratividade do estabelecimento: um CMV alto pode indicar desperdício de ingredientes, má gestão de estoque, ou preços inadequados, por exemplo. Já um CMV baixo pode estar relacionado a não investimento na qualidade dos itens e ingredientes adquiridos.


Quanto mais o CMV estiver em equilíbrio, mais chances de obter lucro com o negócio. Quando há um desequilíbrio, é aceso um alerta para desafios financeiros e má qualidade dos serviços oferecidos.

Cálculo do CMV de um restaurante

Para calcular o Custo de Mercadorias Vendidas é preciso que o gestor tenha visibilidade e acompanhe as atividades operacionais do restaurante.


De uma forma rápida e simplificada, isso significa saber três informações relevantes: Estoque Inicial (EI); Custo das Mercadorias (CM) e Estoque Final (EF).


Com esses dados em mãos, basta aplicar a seguinte fórmula: CMV = EI + CM – EF.


É importante lembrar que o CMV não incluir informações como impostos, contas de água ou de luz, empréstimos, compra de maquinário, entre outras. Aqui, apenas os gastos com a produção dos produtos entram na conta, como ingredientes e embalagens.


Outro ponto importante: para o CMV ser considerado equilibrado, deve permanecer entre 30% e 40%. O objetivo final deve sempre ser mantê-lo alinhado às metas mensais e aos índices, que podem variar de acordo com a estrutura do negócio.

Parceiro estratégico

Para o acompanhamento adequado dos indicadores e métricas, é fundamental que o gestor invista em um sistema de gestão para o restaurante ou estabelecimento, que o ajude no controle das finanças, estoque e dados capturados e armazenados.


A GCOM, empresa pioneira da gestão em nuvem, possui um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa. A empresa é pioneira na inovação de comercialização por meio da modalidade SaaS (Software como Serviço) e oferece serviços focados na necessidade dos clientes, com soluções em consultoria de negócios, implantação de FidelidadeERPPDV e BSC.


Com as soluções da GCOM, os gestores têm vantagens como economia de tempo, eficiência operacional, redução de custos, centralização de dados e informações, colaborando para o sucesso e crescimento do negócio.


Acesse o site da GCOM e conheça todas as soluções oferecidas para todos os tipos de negócio.

CONVERSE COM A GCOM

Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.

    MAIS DE 2000 LOJAS UTILIZAM AS SOLUÇÕES DA GCOM PARA GERIR OS SEUS NEGÓCIOS.

    MAIS DE 5 MILHÕES DE PEDIDOS POR MÊS SÃO PROCESSADOS PELAS NOSSAS SOLUÇÕES.

    NOSSAS SOLUÇÕES ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL.

    Entre em Contato

    atendimento@gcom.com.br

    Avenida Vital Brasil, 177, 7o andar, Butantã, São Paulo

    +55 11 3094-4070

    +55 11 3199-8915

    +55 21 2042-2692

    © 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS