Mulher trabalhando com cálculo

Sistema de gestão em franquias: o que é e qual sua importancia?

Contar com a tecnologia na gestão em franquias contribui para o sucesso e expansão deste modelo de negócios.

A gestão em franquias é um trabalho necessário e frutífero, mas exige comprometimento, eficiência e organização. Quando corretamente conduzido, este processo contribui para o gerenciamento harmônico dos franquiados e, claro, a expansão da marca.


De acordo com dados da pesquisa de desempenho divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias brasileiras foi de R$ 240,6 bilhões em 2023, alta de 13,8% na comparação com o ano anterior. Além disso, existem mais de 3 mil redes identificadas atuando no País, mantendo uma trajetória de expansão.


Com números tão representativos, o segmento de franchising exige das marcas uma atuação ativa para a garantia do sucesso da empreitada.


Claro que cada modelo possui características distintas e tamanhos diferentes. Entretanto, todos dependem da correta gestão em franquias para conseguir conquistar os objetivos desejados.

Desafios na gestão em franquias

Principalmente com o aumento da quantidade de franqueados e a diversidade de atividades, erros nesse processo podem significar o “naufrágio” da marca, causando até mesmo grandes prejuízos.


Nesse sentido, os desafios que envolvem a gestão em franquias são diversos. Uma das características atrativas do modelo de franchising é exatamente a padronização. E isso envolve produtos, serviços e, claro, processos.


O suporte aos franqueados, por exemplo, precisa ser administrado com eficácia. Apesar das particularidades de cada modelo, o trabalho envolve tarefas interligadas com: marketing, tecnologia, suprimento, consultoria, entre outras.


Em determinados casos, esse atendimento também está interligado com a cadeia logística da marca, que precisa administrar as remessas de produtos para as lojas.


Outro ponto fundamental na gestão em franquias é a área financeira, tanto com o planejamento quanto com a gerência dos inúmeros recebimentos e pagamentos.


Estas e outras etapas, claro, interferem diretamente na expansão da marca, que envolve também um planejamento efetivo para o correto mapeamento de mercados potenciais e também a seleção de investidores interessados.

Importância da tecnologia

Como foi possível identificar, a gestão em franquias possui inúmeras tarefas interligadas que refletem diretamente no sucesso da marca. Portanto, o trabalho exige eficácia e comprometimento.


Mas como fazer isso corretamente? Atualmente, a tecnologia atua como um importante aliado das companhias. Com o suporte apropriado, as empresas conseguem fazer a administração e o planejamento com qualidade e rapidez, contribuindo assim para o sucesso do modelo de franchising.


Ao contar com uma plataforma de gestão em franquias, por exemplo, a marca tem à disposição uma grande variedade de indicadores em tempo real, o que facilita tomar decisões mais assertivas e, até mesmo, antecipar ações.


Além disso, a tecnologia contribui para a administração dos franqueados e, até mesmo, a integração das unidades físicas com os marketplaces.

Flexibilidade na atuação

Em um mundo cada vez mais conectado, a inovação vem acompanhada da flexibilidade em conseguir atender qualquer canal, seja em um espaço físico virtual, como o delivery.

 

Em franquias alimentícias, por exemplo, determinadas soluções facilitam a gestão de cardápio e até mesmo o controle dos atendimentos, facilitando o franqueado.

 

Dependendo da solução implantada, a ferramenta atua também com os clientes, melhorando a comunicação e, consequentemente, a experiência do consumidor com a marca.

 

Aliás, agregar a tecnologia no modelo de negócios se torna até mesmo um atrativo valioso em uma estratégia de expansão, garantindo a criação de soluções mais eficientes e com custos operacionais reduzidos.

 

Certamente, a gestão de franquias rende bons frutos para as marcas que encontram a solução ideal para contribuir para a estrutura do negócio. Ao trabalhar com a ferramenta certa, o franqueador garante o controle necessário das operações, mas fornece ao franqueado a liberdade de atuação, sem respeitando a padronização responsável pelo sucesso do negócio.

Portanto, a tecnologia se tornou um recurso indispensável para as marcas que desejam sucesso no segmento de franchising.

 

Quer mais sobre o assunto e conhecer uma solução completa para a gestão de lojas de redes de franquias? Então acesse o nosso site, empresa especializada em tecnologia para varejo Food, com mais de 20 anos de mercado e com grandes marcas do food service nacional como clientes.

CONVERSE COM A GCOM

Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.

    MAIS DE 2000 LOJAS UTILIZAM AS SOLUÇÕES DA GCOM PARA GERIR OS SEUS NEGÓCIOS.

    MAIS DE 5 MILHÕES DE PEDIDOS POR MÊS SÃO PROCESSADOS PELAS NOSSAS SOLUÇÕES.

    NOSSAS SOLUÇÕES ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL.

    Entre em Contato

    atendimento@gcom.com.br

    Avenida Vital Brasil, 177, 7o andar, Butantã, São Paulo

    +55 11 3094-4070

    +55 11 3199-8915

    +55 21 2042-2692

    © 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS