Homem usando autoatendimento no restaurante

A tecnologia é fundamental para fazer o autoatendimento acontecer, combinado velocidade, conveniência e ótimo atendimento

Com a adoção de tecnologias como apps, totens e cardápios digitais, o autoatendimento virou realidade em bares e restaurantes. A inovação, portanto, favoreceu a mudança de comportamento dos consumidores, tornando as operações mais eficientes.

Certamente, são muitos benefícios ao implantar o autoatendimento tanto para os negócios quanto para os clientes. Para as pessoas na ponta, ele significa mais autonomia, agilidade e eficiência nos pedidos.

Já para os estabelecimentos, a automatização do atendimento permite uma gestão ágil. O resultado aparece em redução de erros e melhora no tempo para atendimento.

Levantamento de 2022 feito nos Estados Unidos pela National Restaurant Association (NRA) mostrou que 79% dos restaurantes perceberam diferenças na conveniência oferecida aos clientes quando instalaram totens de autoatendimento, resultado em economia de tempo no preparo e rapidez na operação.

Essas soluções não ficam restritas a grandes empresas. Pequenos negócios também podem obter essas inovações, agregando vantagem competitiva.

Benefícios do autoatendimento

Investir em soluções focadas no cliente aumentam muito as chances de sucesso do negócio. Os comportamentos de consumo vêm mudando muito ao longo dos anos. Os consumidores de hoje esperam atendimentos cada vez mais personalizados e customizados em todas as etapas de sua jornada de compra.


Observando a prática no dia a dia, as soluções de autoatendimento possibilitam pedidos feitos exatamente como o cliente deseja, em apenas alguns cliques.


E tudo isso acontece enquanto o sistema está em comunicação de maneira integrada ao PDV, com uma fila de pedidos automatizada, simplificando a gestão, principalmente em momentos de alta demanda.


Essa é a combinação de velocidade, conveniência e ótimo atendimento, garantindo resultados melhores para o negócio.

Gestão customizada e eficiente

A tecnologia é fundamental para fazer essa revolução acontecer. Entre as soluções de gestão que oferece, a GCOM se diferencia no mercado com a GCOM PDV Food, plataforma flexível para atender qualquer canal de venda (local ou delivery) em diversas modalidades (balcão, mesa, retirada ou delivery). Com menu de vendas e gestão de cardápio centralizado, atende qualquer tipo de operação.

A solução apoia toda a operação com KDS (Kitchen Display System), Chame Senha e Despacho, tudo em uma única plataforma. Está preparada para atender fiscalmente NFC-e, SAT, MFe e ECF-PAF-SC.

A plataforma também vem acompanhada de uma versão Lite do sistema de Gestão Empresarial (ERP) da GCOM, 100% web e em tempo real. A interface favorece a construção e gestão do DRE, fluxo de caixa e estoque.

Além de colaborar com uma economia de recursos e ampliar as margens de lucro, contribui para uma gestão mais coesa, dinâmica e, sobretudo, eficiente.

Um cardápio de vantagens

Entre as vantagens de adotar o autoatendimento no estabelecimento, estão o empoderamento dos clientes, fluxo mais organizado e menos filas. Entenda todas elas:

Autonomia dos clientes

No lugar de esperar para ser atendido, o cliente pode fazer seu pedido exatamente como deseja. Isso significa menos erros e empoderamento, pois tem controle sobre a experiência e jornada de compra.

Eficiência e rapidez no serviço

Longas esperas se tornam cada vez mais indesejáveis e podem refletir em uma experiência muito negativa para o cliente. Com a automação do atendimento, o registro dos pedidos é acelerado, reduzindo tempo de espera, principalmente em momentos de alta demanda.

Menos erros e mais customização

São os próprios clientes que colocam as informações de seus pedidos. Isso diminui as chances de erros que às vezes podem acontecer na interação entre atendente e cliente.


Molho extra? Sem salada? Os terminais de autoatendimento deixam o cliente livre para que personalize seus pedidos, apresentando regras claras sobre os preços de cada item adicional ou substituto.


Lembrando também dos consumidores que têm restrições alimentares e precisam evitar determinados itens. Essa solução no pedido diminui erros que poderiam ter consequências mais sérias.

Menos filas

O autoatendimento oferece um jeito mais organizado de atender aos clientes. Sem a necessidade de se enfileirar para fazer um pedido, colaborando para a organização do espaço.

Dicas extras de venda

Além de agilizar e dar a opção de customização, o terminal de autoatendimento também é um recurso para coleta de dados. Todas as informações dos pedidos são registradas e, dessa forma, é possível sugerir produtos para vendas adicionais, considerando o perfil do cliente e a combinação com aquilo que já foi pedido por ele.

Clientes fidelizados

Claro que não é só isso que conta, mas todas essas vantagens colaboram para uma consequência importante: a fidelização dos clientes. Com melhores experiências no estabelecimento, como o entendimento de suas preferências, os clientes tendem a voltar mais vezes.


O autoatendimento, realizado de forma estratégica e bem executada, redefine a forma como o cliente interage com o negócio. E essa evolução na dinâmica da experiência do cliente, aliada a uma jornada mais simplificada, pode aumentar a satisfação geral. E resulta, também, no fortalecimento da relação entre cliente e marca.


Quer saber mais como fazer uma gestão completa de food servisse e incluir o autoatendimento em seu negócio? Conheça essa e outras soluções da GCOM.

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