Em um mercado cada vez mais competitivo, o programa de fidelidade se transformou em uma solução estratégica eficaz para as empresas. Afinal, quando bem estruturado, ele diminui de forma significativa os custos de aquisição de leads.
Além disso, a ferramenta aumenta de forma significativa a recorrência de compra, garantindo uma maior retenção de clientes. Consequentemente, os resultados melhoram, ampliando os lucros das companhias.
Ao garantir vantagens e descontos para os participantes, o programa de fidelidade cativa e atrai, trabalhando com recompensas para estreitar e fortalecer o relacionamento dos consumidores com a marca.
Com grande popularidade e procura por parte dos clientes, torna-se indispensável conhecer detalhes para conseguir implementar essa estratégia na sua empresa.
O programa de fidelidade não é um fenômeno recente. Sua origem tem como base uma estratégia utilizada nos Estados Unidos antes mesmo de 1900. Na época, os clientes de supermercados recebiam selos, que podiam ser trocados posteriormente por outros produtos.
Dessa forma, quanto mais compravam, mais selos os clientes recebiam, o que aumentavam as vendas e, claro, a recorrência. Com o tempo, essa estrutura foi se modernizando, até mesmo, por conta do avanço tecnológico.
Hoje, inúmeras empresas utilizam o programa de fidelidade em suas ações de marketing. Para as redes de franquias, aliás, esta é uma estratégia prática e poderosa para a fidelização e retenção dos consumidores com a marca.
Mais quais são os reais benefícios?
Além de complexo, o processo de aquisição de novos clientes exige o investimento de quantias significativas. Aqui é preciso também levar em consideração o tempo. Afinal, os resultados não são instantâneos.
O programa de fidelidade, portanto, encaixa-se com perfeição nesse processo, garantindo uma atratividade a mais para que o cliente que já comprou do seu estabelecimento realize novas aquisições.
Com o menor investimento necessário, é possível afirmar que a margem de lucro é maior. Satisfeitos e fiéis, esses consumidores também indicam a marca, diminuindo também os investimentos para a conquista de novos leads.
Outro ponto importante sobre o programa de fidelidade é o grande potencial para incentivar o consumo e, consequentemente, aumentar a recorrência de compras.
Ao ofertar benefícios aos consumidores, como descontos e frete grátis, a estratégia consegue motivar os consumidores, aumentando a frequência de compras e, também, fortalecendo o vínculo com a marca na construção de uma relação produtiva a longo prazo.
A retenção dos clientes proporcionada pelo programa de fidelidade causa consequentemente um impacto positivo nos lucros de uma companhia. Afinal, além de retornarem com maior frequência, clientes fidelizados costumam gastar mais, assim como indicam com maior frequência a marca.
Ainda entre as vantagens em contar com um plano de fidelidade está o diferencial competitivo. No caso de uma rede de franquias, a marca já possui o nome e a credibilidade como grandes atrativos.
Ao agregar um plano de fidelidade à estratégia de negócio, o potencial de conquista dos consumidores se multiplica, o que facilita se destacar ainda mais da concorrência.
Conseguir colocar em prática essa estratégia, porém, exige conhecimento e, principalmente, o suporte de uma solução apropriada. Dessa forma, as empresas precisam buscar uma plataforma que oferece as ferramentas necessárias para fidelizar o cliente com o programa de fidelidade.
Muito mais do que cadastrar os consumidores e ofertar recompensas, a plataforma ideal precisa auxiliar na gestão da estratégia, contribuindo para análises de perfis e, claro, no processo de comunicação.
Para quem deseja colocar em prática essa estratégia com eficiência e praticidade, a dica é conhecer o GCOM Fidelidade. Completo, o serviço possui os seguintes módulos: Programa de Fidelidade; Avaliações; Member Get Member e Cuponeria.
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