Mulher digitando no computador

Softwares de gestão ajudam na automação e monitoramento dos processos, trazendo mais agilidade para as operações

Entre as dicas já conhecidas quando se fala em gestão de um restaurante, estão: estudar e conhecer todos os processos; aprender com erros (para não repeti-los); escolher uma boa localização para o estabelecimento; investir em tecnologia; investir na qualidade dos serviços; ter variedade de fornecedores; investir em treinamento; estudar a concorrência; e, muito importante, escolher um bom sistema de gestão.


Em meio à tanta competitividade no setor de restaurante, com novos endereços abrindo as portas com certa frequência, eficiência operacional se mostra como a chave para o sucesso. Para que possam se desenvolver, os estabelecimentos necessitam otimizar processos e olhar com cuidado para sua operação.


Uma dessas ações é garantir que os pedidos dos clientes sejam geridos de forma eficiente – e isso vai além de simplesmente anotar as informações. É sobre como otimizar a experiência dos clientes e agilizar os fluxos internos, impulsionando o negócio.

Gestão de pedidos em restaurantes

A gestão de pedidos envolve administrar todas as etapas do processo: desde o pedido do cliente até a entrega do prato. Quais são as escolhas do cliente, como será conduzido e coordenado com a cozinha e a gestão da equipe para que o pedido seja preparado corretamente e entregue no tempo esperado. Para que tudo isso aconteça de forma eficiente, a comunicação é essencial para evitar erros.


Softwares de gestão e sistemas de ponto de venda (PDV) podem ajudar na automação e monitoramento desses processos, trazendo mais agilidade para as operações, diminuindo erros de comunicação e facilitando o acompanhamento dos pedidos.


Uma boa gestão está diretamente relacionada à satisfação dos clientes. Além disso, a eficiência dos processos também impacta na produtividade interna do restaurante. Se a operação é otimizada, a equipe lida de forma mais eficaz com os fluxos até a entrega final. O que também influencia na experiência dos clientes.

A escolha do software de gestão

Para escolher um software de gestão, o dono do negócio precisa levar em consideração aspectos como custo, integração com outros sistemas, usabilidade, escalabilidade, possibilidades de personalização e como será o suporte.


A opção de personalizar a tecnologia para se adequar às necessidades do estabelecimento permite maximizar os benefícios e aumentando a eficiência no dia a dia. As integrações dos sistemas também são fundamentais para garantir uma operação coesa.

 

Com um software de gestão correto, é possível:

Precisão no controle de estoque

Com o sistema adequado, é possível monitorar em tempo real seus estoques, seja a quantidade de ingredientes, seja a identificação de produtos em falta e até a evitar desperdícios. Esse processo ajuda a reduzir custo e mantém a operação funcionando sem intercorrências.

Pedidos simplificados

O pedido é o centro de qualquer restaurante. Um sistema adequado de gestão simplifica bastante esse processo, pois as informações são registradas de forma precisa e enviadas diretamente para a equipe de produção. Os benefícios são a redução de erros, agilidade no processo completo, aumentando satisfação e fidelização dos clientes.

Automação de atividades

Tarefas administrativas, como folha de pagamento e gerenciamento de estoque, por exemplo, são automatizadas, liberando a equipe para atividades mais estratégicas.

Análise de dados e planejamento

Investir em um bom sistema de gestão possibilita ter dados nas mãos. A partir deles, o dono do negócio pode acompanhar tendências do mercado, comportamento e preferências dos clientes e até como o menu está sendo recebido por eles. Com essas informações, é possível tomar decisões de forma mais estratégica, prever e antecipar riscos e desafios e até criar estratégias de marketing personalizadas.

Flexibilidade e personalização

A GCOM possui um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa. Com as soluções oferecidas, os empreendedores podem aprimorar seus processos e impulsionar sua eficiência operacional.


A solução GCOM PDV é altamente flexível para atender qualquer canal de venda, seja ele físico ou digital, nas mais diversas modalidades: balcão, retirada e entrega. A gestão de catálogo de produtos é centralizada atendendo qualquer operação de SMB (Small and Medium-sized Business), além das grandes redes.


E com a GCOM PDV FOOD, com um sistema de gestão empresarial (ERP) 100% web integrado, é possível fazer a gestão do DRE, fluxo de caixa e estoque, se conectando conectar com diversas soluções e parceiros do mercado.


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