A integração de marketplaces e dos pontos de venda (PDV) é fundamental para o futuro das empresas que atuam em um setor tão importante para o País. Ao combinar esses elementos, é possível aperfeiçoar os processos de forma estratégica, garantindo resultados cada vez mais significativos.
Atualmente, o varejo desempenha um papel vital para a economia do Brasil, criando empregos e, assim, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB. De acordo com o Sebrae, hoje, este é o principal segmento em número de empresas, responsável por mais de 22 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no país.
Mais do que o crescimento que o setor acrescenta ano a ano, ele também evolui rapidamente, para se adaptar às mudanças de comportamento dos consumidores. Uma dessas adaptações é a forma como as vendas e pagamentos são gerenciadas.
A tecnologia adicionou automação nos processos, trazendo mais agilidade para as transações nos pontos de venda (PDV) e influenciando até na gestão de estoques. Também são realidade os sistemas de vendas omnichannel (multicanal), que integram as lojas físicas, online e vendas por apps. Esses novos fluxos oferecem uma experiência mais fluida e eficiente para os clientes e varejistas.
Com a modernização dos processos, a digitalização e integração dos sistemas no varejo deixou de ser opcional e se tornou obrigatória para os negócios que buscam eficiência operacional e um crescimento sustentável. Com a adição de tecnologia, é centralizar todos os sistemas e criar negócios com inteligência.
A integração de sistemas ajuda a resolver desafios do dia a dia do negócio, trazendo mais agilidade para as operações. Essa centralização ajuda que as informações estejam sempre alinhadas, e permite melhor gerenciamento de recursos, otimização de tempo e melhor experiência para os clientes.
A integração é, então, uma questão estratégica. Não é só sobre tecnologia. Mas sobre conexão de diversos setores de forma inteligente. Uma dessas soluções é o Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que integra diferentes áreas da empresa em uma única plataforma.
A integração dos sistemas vai desde o processamento de transações até a gestão de estoque e contato com os clientes. Isso mostra como tudo é interligado: a venda feita no momento já reflete em todo o fluxo do sistema, atualizando instantaneamente o estoque, chegando até a contabilidade e abastecendo o banco de dados de clientes.
A logística integrada ao negócio é um dos principais desafios para as empresas que mandam seus itens aos clientes – é preciso garantir que os produtos sejam entregues com agilidade, eficiência e segurança.
Uma dessas modalidades é a integração dos sistemas com marketplaces como Rappi, Ifood e Shopee. A principal vantagem da integração dos sistemas é a capacidade de reduzir significativamente o trabalho operacional das equipes. Com soluções oferecidas, os gestores dos negócios conseguem ter uma visão completa de todos os pedidos que recebem de diferentes canais e fontes, todos reunidos em um único painel. Além de tudo, simplifica o gerenciamento dos pedidos e etapas até a entrega.
A integração dos marketplaces com o PDV otimizam o fluxo de trabalho, possibilitando o rastreio em tempo real dos pedidos, avisos automáticos aos clientes sobre o pedido, entre outras vantagens, colaborando com uma melhor experiência aos clientes e oferecendo novas oportunidades de crescimento do negócio.
São muitos os benefícios quando as empresas promovem a integração dos seus sistemas, independentemente do tamanho ou setor que o negócio está. De forma prática, entenda como esse processo pode transformar as operações:
– Facilita o gerenciamento das vendas e serviços pós-venda;
– Melhora a gestão de pedidos e estoques;
– Integra vendas, ajudando no controle de estoque e entregas;
– No varejo alimentício, por exemplo, as maquininhas de pagamento podem integrar as plataformas de delivery e apps;
– Agilizam também o processo de checkout nos pontos de venda, ajudando a reduzir filas e tempo de espera;
– Apresenta relatórios com análises detalhadas de vendas em tempo real, mostrando tendências e oportunidades de negócio;
– Automatiza processos para desempenho dos produtos, possibilitando ajustes de rota de forma ágil;
– Traz mais segurança de dados, integrando sistemas de compliance e de pagamento;
– E, por último, permite personalização de serviços para os clientes.
Mas para que esses benefícios realmente tenham impacto positivo no negócio, não é só implantar a tecnologia. É preciso que a digitalização seja a cultura do negócio e faça parte de todas as etapas dos processos, desde a aquisição de clientes até a venda, com acompanhamento de resultados.
Com anos de experiência nesse mercado, a GCOM trabalha focada na necessidade dos clientes, buscando oferecer soluções em consultoria de negócios, implantação de CRM, ERP, BI, BSC, como prestadora de serviços em gestão empresarial e TI. Conheça as soluções oferecidas para seu negócio no nosso site.
Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.
© 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS