Não importa a dimensão de uma empresa, mas a gestão de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Essa frente sempre permite algum aperfeiçoamento de logística e redução de custos, aspectos que podem causar prejuízos financeiros caso não sejam bem geridos.
A premissa é a mesma quando se fala em ambiente virtual, como os e-commerces, necessitando de um olhar ainda mais cuidadoso.
Isso porque falhas na gestão de estoque, como erros no controle de entrada e saíde de itens, podem aumentar as despesas, atrapalhar a cadeia de logística e, consequentemente, impactar negativamente na reputação da empresa.
A gestão de estoque nada mais é do que o controle e acompanhamento dos produtos vendidos em um negócio. Faz parte desse processo o monitoramento da quantidade disponível, rastreio de entradas e saídas, identificação de perdas – e ações para reduzi-las –, além de acompanhar a necessidade de reposições.
A gestão eficaz de todos esses fluxos citados é fundamental para garantir que a empresa sempre tenha o produto disponível quando é solicitado, evitando excesso ou ausência de mercadorias.
Manter um controle do estoque colabora para a evolução do negócio e é essencial para uma empresa ser bem-sucedida. A gestão eficiente não é só questão de organização, é uma questão estratégica, impactando no relacionamento com clientes e garantindo uma operação mais sustentável.
Por isso, existe o que se é chamado de gestão de estoque inteligente, que significa a implantação de tecnologia avançada e uso de dados em tempo real para otimizar a o controle de itens armazenados, garantindo eficiência operacional e gerindo quantidades adequadas de produtos de acordo com a demanda.
Ter eficiência na gestão de estoque impacta diretamente na competitividade e rentabilidade do negócio. Veja outros benefícios:
– Redução de perda financeira:o controle preciso do estoque ajuda a evitar o acúmulo de itens que não são necessários, que acabam gerando custo de armazenamento, de seguro e de manutenção.
– Aumento da satisfação do cliente: o produto certo no momento certo significa não ter ruptura de estoque, atendendo os pedidos dos clientes nos momentos das compras. Assim, é possível se adaptar rapidamente às demandas, garantindo fidelização e boa reputação no mercado.
– Visualização da previsão de demanda: com uma gestão eficiente e inteligente, o dono do negócio pode usar dados de histórico de compras e tendências de comportamento no mercado para entender e melhorar sua previsão de demanda.
– Eficiência operacional: tecnologia embarcada na gestão de estoque, como o uso de sistemas especializados, traz mais agilidade aos processos e reduz erros nas atividades, melhorando os registros.
São necessárias estratégias muito bem desenhadas para que uma empresa opere com eficiência e atenda seus clientes sem dispender de custos desnecessários. Conheça estratégias eficazes para uma gestão de estoque inteligente:
Esse sistema deve trabalhar com base no histórico de compras, tendências de mercado e comportamento dos clientes.
Adotar softwares de gestão de estoque e integração com sistemas ERP dão uma visibilidade em tempo real do cenário do estoque, otimizando todos os processos embarcados, como compra, armazenamento e distribuição.
Essa técnica tem como objetivo diminuir o tempo em que um produto fica disponível no estoque. A proposta é que o item só seja produzido quando necessário, diminuindo gastos com armazenamento.
Ter parceiros estratégicos para conseguir negociar prazos de entrega flexíveis, para manter os estoques no nível ideal, não comprometendo as demandas de mercado.
Os dados adquiridos são fundamentais para a identificação de melhorias no processo. Com o uso dos Key Performance Indicators (KPIs), como giro de estoque e tempo de reposição, é possível ajustar as estratégias de olho na competitividade no mercado.
A tecnologia é aliada quando se fala em facilitar a gestão de processos e torná-los mais eficientes.
Os softwares de gestão de estoque estão disponíveis e permitem o acompanhamento em tempo real da situação do estoque, facilitando as decisões estratégicas. Junto com os sistemas ERP, que integram os sistemas de gestão às outras áreas do negócio, dão uma visibilidade geral da empresa, nos fluxos de finanças, vendas e produção.
A GCOM possui um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa. O GCOM ERP tem os módulos necessários para gestão contábil, fiscal, financeiro, produção, estoque, compras e vendas, com integração facilitada com soluções dos principais players do mercado. Saiba mais sobre todos as soluções oferecidas no site da GCOM.
Estudaremos a sua marca e apresentaremos as melhores soluções para o seu negócio.
© 2024 GCOM TECNOLOGIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS