Nós podemos comparar a gestão de um estoque a uma orquestra. Assim como há um maestro que comanda toda a sinfonia do espetáculo, a gestão do estoque harmoniza todos os produtos e processos que são necessários para o fluxo em um restaurante e preparo dos pratos.
Se o maestro não está alinhado e sincronizado com os músicos, vem a desafinação. Assim é com um estoque sem eficácia na gestão, fazendo com que o restaurante ou estabelecimento enfrente problemas, como excesso ou falta de itens, desperdício e gastos desnecessários.
Investir em uma boa gestão de estoque garante que os produtos essenciais estejam disponíveis no momento correto e na quantidade correta, otimizando a operação, influenciando na qualidade do serviço oferecido aos clientes e impactando também na lucratividade.
Apesar dos benefícios, muitas companhias ainda não contam com o suporte tecnológico nesta missão. Desenvolvido pela H2R Insights & Trends, o Índice de Produtividade Tecnológica do varejo constatado foi de 0,43. Isso demonstra o quanto ainda as empresas do setor têm para evoluir nesse aspecto.
Para uma operação de qualquer food service, ter uma visibilidade atualizada constantemente dos produtos é indispensável. A gestão inteligente desse processo garante que todos os produtos estejam disponíveis no momento da necessidade, sem desperdício ou gasto excessivo.
Portanto, a gestão de estoque não é somente sobre logística, mas sobre uma visão estratégica, que impacta diretamente no resultado do negócio. E o que é necessário para fazer uma boa gestão?
O uso de softwares e soluções ajudam a simplificar a gestão, pois apresentam dados e informações em tempo real. Um exemplo é o sistema ERP, que oferece inúmeras possibilidades de personalização para cada tipo e tamanho de empresa, facilitando os processos operacionais.
Toda a entrada e saída de produtos deve estar mapeada, com conferência de documentos e notas. Mais do que qualidade e quantidade, isso também é uma forma de evitar fraudes e perdas. Essa ação também garante uma boa visibilidade do negócio para que seja definido o quanto é necessário ter em estoque de determinados itens para que nada falte ou que não esteja em excesso.
A organização é essencial em qualquer etapa do negócio. No estoque tem um peso maior porque facilita o controle e evita erros e desperdícios.
A gestão do estoque vai além de simplesmente evitar perdas e gastos desnecessários. Uma gestão inteligente também garante qualidade de produto e serviço, colaborando para a satisfação e fidelização dos consumidores, além de oportunidades de melhoria e negociação com fornecedores.
Quanto mais dados e informações estiverem disponíveis, mais eficiente e fácil se torna a gestão do estoque. Por isso, aproveitar as informações disponíveis é essencial para garantir eficiência de processo e sucesso no trabalho de gerenciamento. E como fazer isso?
Com processos automatizados: um sistema pode ajudar no monitoramento do estoque e apresentar informações em tempo real;
Com a análise de indicadores: eles mostram a saúde do estoque. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas, com ações mais estratégicas para cada negócio;
Com a capacitação dos times: todos precisam estar preparados e saberem lidar com os indicadores e situação do estoque;
Com a integração de sistemas: os sistemas da empresa precisam estar integrados para que os dados e informações “se conversem”, otimizando os processos e trazendo a visão real do negócio a todo momento.
E quais são os principais indicadores na gestão de estoque? Chamados de Key Performance Indicators (KPIs) ou, em português, de indicadores de desempenho, esses dados são essenciais para uma visibilidade completa na gestão eficiente e inteligente do estoque.
São indicadores:
Ele mostra e mede quantas vezes os produtos em estoque são vendidos ou substituídos em um certo período. Esse item dá visibilidade sobre a rotatividade.
Tudo aquilo que envolve a manutenção do estoque estão dentro desse indicador, mostrando informações sobre como otimizar e tornar mais eficiente esse processo de estocagem e armazenamento.
O serviço está atendendo às necessidades e demandas dos clientes? Avaliar esse quesito é sendo fundamental para manter a satisfação dos consumidores e ajudar também com a fidelização do público.
Esse dado mostra a falta de produtos e indica problemas e possibilidade de melhoria na estratégia e previsão de vendas e reposição de mercadorias.
Optar por uma solução de gestão de estoque traz benefícios para o restaurante porque ajuda no controle de custos, na redução de desperdícios, na eficiência operacional e no apoio a decisões mais assertiva.
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