Com o mercado mais concorrido e os clientes cada vez mais exigentes, ter uma gestão eficiente dos processos é o grande diferencial para qualquer empresa do setor de alimentação. Dessa forma, fica mais fácil gerar oportunidades para o negócio se desenvolver e crescer de forma sustentável.
Uma boa gestão garante que os recursos da empresa sejam melhor aplicados. Na lista de benefícios, também é possível destacar: redução de custos; otimização de processos; controle real do estoque; maior controle e visibilidade das finanças; redução de erros; melhora nos resultados do restaurante; entre outros.
Portanto, o gerenciamento estratégico de um negócio possibilita a melhoria de todos os processos implantados, proporcionando resultados positivos e, dessa forma, colaborando com o aumento da rentabilidade também.
Com a ajuda da tecnologia, atualmente é possível aprimorar inúmeros processo com o auxílio dos dados à disposição das empresas. Entre eles, uma estratégia eficaz deve trabalhar corretamente tanto com o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) quanto com a gestão de estoque.
Mas o que esses termos realmente significam e como utilizá-los no aprimoramento da gestão das empresas, gerando resultados cada vez melhores? É o que vamos ver a partir de agora!
O CMV é um dos indicadores mais importantes para um restaurante. Portanto, controlá-lo é uma tarefa necessária na gestão de qualquer companhia. Esse dado engloba os custos de produção dos pratos vendidos, servindo como parâmetro para os preços do cardápio e para calcular a lucratividade.
O acompanhamento desse indicador é essencial para a saúde financeira do estabelecimento. Entenda:
Margem de lucro: um CMV controlado ajuda o restaurante a manter uma margem de lucro sobre os produtos vendidos passo importante para o crescimento do negócio.
Preço equilibrado: quando um gestor tem visibilidade de seu CMV, ele consegue ajustar de forma assertiva o valor dos pratos. Sem saber dessas informações, ele não consegue definir preços competitivos e que sejam, ainda, lucrativos para seu estabelecimento.
Redução de custos: com a visibilidade do CMV, o dono do estabelecimento tem ciência do seu estoque, entendendo como controlar suas despesas, acompanhando gastos, necessidades de reposição e armazenamento, assim como reduzindo desperdícios.
Controle financeiro: com os dados do Custo de Mercadoria Vendida em mãos, é possível produzir um planejamento financeiro mais eficiente para tomadas de decisão, sempre baseadas em dados atualizados e reais. Isso auxilia também na gestão eficaz do capital de giro da empresa.
Planejamento das despesas: com os dados à disposição, fica muito mais fácil planejar as despesas, aprimorando os processos de compras de mercadorias, por exemplo.
Mas, além disso, uma boa gestão de Custo de Mercadoria Vendida envolve a observação de diferentes fatores, como o valor dos insumos, despesas operacionais, produção padronizada e o custo dos produtos.
Em conjunto com o CMV, a gestão de estoque contribui de forma significativa para o desempenho de qualquer empresa. Afinal, quando realizada corretamente, essa tarefa traz mais eficiência para os processos e, também auxilia no desperdício e na redução de custos.
Atualmente, com o suporte da tecnologia, torna-se muito mais fácil promover a correta gestão do estoque. Entre os processos, estão:
Monitoramento em tempo real: além de auxiliar na distribuição, otimiza outras tarefas, como controle do estoque e compra de insumos.
Oferta e demanda em equilíbrio: ao interligar corretamente diferentes dados disponíveis, fica muito mais fácil fazer as projeções necessárias, evitando excesso ou falta de mercadoria.
Aprimoramento da cadeia de suprimentos: a eficiência com a correta gestão de estoque também se conecta com a atuação e monitoramento dos parceiros.
Adaptação a novos cenários: o monitoramento em tempo real dos dados permite antecipar tendências, aproveitar oportunidades e se ajustar às mudanças do mercado.
Otimização de processos: a correta análise das informações disponíveis auxilia ainda a identificar possíveis ajustes necessários para otimizar os diversos processos de uma empresa.
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