Análise com gráficos

CMV e gestão de estoque: estratégias para reduzir custos e melhorar o fluxo de caixa

Uma boa gestão do Custo de Mercadoria Vendida permite que os recursos do negócio sejam usados de forma eficiente

Com o mercado mais concorrido e os clientes cada vez mais exigentes, ter uma gestão eficiente dos processos é o grande diferencial para qualquer empresa do setor de alimentação. Dessa forma, fica mais fácil gerar oportunidades para o negócio se desenvolver e crescer de forma sustentável.


Uma boa gestão garante que os recursos da empresa sejam melhor aplicados. Na lista de benefícios, também é possível destacar: redução de custos; otimização de processos; controle real do estoque; maior controle e visibilidade das finanças; redução de erros; melhora nos resultados do restaurante; entre outros.


Portanto, o gerenciamento estratégico de um negócio possibilita a melhoria de todos os processos implantados, proporcionando resultados positivos e, dessa forma, colaborando com o aumento da rentabilidade também.


Com a ajuda da tecnologia, atualmente é possível aprimorar inúmeros processo com o auxílio dos dados à disposição das empresas. Entre eles, uma estratégia eficaz deve trabalhar corretamente tanto com o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) quanto com a gestão de estoque.


Mas o que esses termos realmente significam e como utilizá-los no aprimoramento da gestão das empresas, gerando resultados cada vez melhores? É o que vamos ver a partir de agora!

Importância do CMV na gestão

O CMV é um dos indicadores mais importantes para um restaurante. Portanto, controlá-lo é uma tarefa necessária na gestão de qualquer companhia. Esse dado engloba os custos de produção dos pratos vendidos, servindo como parâmetro para os preços do cardápio e para calcular a lucratividade.


O acompanhamento desse indicador é essencial para a saúde financeira do estabelecimento. Entenda:


Margem de lucro: um CMV controlado ajuda o restaurante a manter uma margem de lucro sobre os produtos vendidos passo importante para o crescimento do negócio.


Preço equilibrado: quando um gestor tem visibilidade de seu CMV, ele consegue ajustar de forma assertiva o valor dos pratos. Sem saber dessas informações, ele não consegue definir preços competitivos e que sejam, ainda, lucrativos para seu estabelecimento.


Redução de custos: com a visibilidade do CMV, o dono do estabelecimento tem ciência do seu estoque, entendendo como controlar suas despesas, acompanhando gastos, necessidades de reposição e armazenamento, assim como reduzindo desperdícios.


Controle financeiro: com os dados do Custo de Mercadoria Vendida em mãos, é possível produzir um planejamento financeiro mais eficiente para tomadas de decisão, sempre baseadas em dados atualizados e reais. Isso auxilia também na gestão eficaz do capital de giro da empresa.


Planejamento das despesas: com os dados à disposição, fica muito mais fácil planejar as despesas, aprimorando os processos de compras de mercadorias, por exemplo.


Mas, além disso, uma boa gestão de Custo de Mercadoria Vendida envolve a observação de diferentes fatores, como o valor dos insumos, despesas operacionais, produção padronizada e o custo dos produtos.

Contribuição da gestão de estoque

Em conjunto com o CMV, a gestão de estoque contribui de forma significativa para o desempenho de qualquer empresa. Afinal, quando realizada corretamente, essa tarefa traz mais eficiência para os processos e, também auxilia no desperdício e na redução de custos.


Atualmente, com o suporte da tecnologia, torna-se muito mais fácil promover a correta gestão do estoque. Entre os processos, estão:


Monitoramento em tempo real: além de auxiliar na distribuição, otimiza outras tarefas, como controle do estoque e compra de insumos.


Oferta e demanda em equilíbrio: ao interligar corretamente diferentes dados disponíveis, fica muito mais fácil fazer as projeções necessárias, evitando excesso ou falta de mercadoria.


Aprimoramento da cadeia de suprimentos: a eficiência com a correta gestão de estoque também se conecta com a atuação e monitoramento dos parceiros.


Adaptação a novos cenários: o monitoramento em tempo real dos dados permite antecipar tendências, aproveitar oportunidades e se ajustar às mudanças do mercado.


Otimização de processos: a correta análise das informações disponíveis auxilia ainda a identificar possíveis ajustes necessários para otimizar os diversos processos de uma empresa.

Os desafios na gestão

Muitos fatores podem impactar na gestão eficiente de um restaurante. Entre eles a variação de preços de mercado, o controle de estoque e as perdas no dia a dia. Confira quais são eles:
 
Não controlar de forma eficiente seu estoque pode impactar em gastos desnecessários com compras excessivas ou até a falta de produtos, dificultando a gestão e previsão financeira do negócio e impactando no fluxo de caixa.
 
Preços podem variar. Um gestor não tem controle sobre esse fator, o que pode dificultar a previsão dos custos do negócio;
 
– Não contar com parceiros estratégicos e confiáveis. Isso pode levar a problemas no abastecimento, perda na qualidade e muita variação de preço.
 
– O desperdício de alimento nas produções, impactando de forma negativa o CMV, porque aumenta os gastos no restaurante.
 
Entre as ações que podem colaborar para minimizar esses problemas, estão o uso de tecnologia na gestão do negócio, como a automação do estoque e a análise de dados.
 
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