Tornar o atendimento mais ágil, aumentar a lucratividades e possibilitar uma experiência única aos clientes são ações que todo dono de food service deveria desejar. Não é tarefa fácil, mas com a transformação digital e as tecnologias atuais, o trabalho fica muito mais fácil.
Soluções de autosserviço, em que o próprio cliente faz seu pedido e fecha sua conta, trazem essas vantagens, otimizando custos e, ainda, reduzindo os desperdícios. Com a estratégia correta e bem desenhada, o autoatendimento pode ajudar o negócio a crescer em resultados e colaborar com a fidelização dos consumidores.
Com consumidores cada vez mais independentes e críticos, esse tipo de solução contribui não só para uma experiência significativa, como também para mostrar evolução e modernização das empresas.
Uma tendência que se destacou mais após a pandemia da covid-19, pois é uma experiência com menos interação e contato humano, e pode ser resumida como uma ação em que o cliente faz o pedido por conta própria, encaminhado diretamente para a cozinha do estabelecimento, diminuindo a possibilidade de falhas e tempo de pedido com um atendente, por exemplo.
Cada vez mais, os consumidores buscam por agilidade e comodidade. O autoatendimento no food service entrega isso, além de colaborar com a personalização das opções para os clientes, com vendas sugestivas que incentivam os clientes a consumirem mais produtos, visualizando tudo na tela, em tempo real. Essa estratégia, aliás, é conhecida como cross selling.
Esse tipo de serviço também colabora com a redução de filas, porque agiliza os pedidos, mantendo as vendas e ampliando a satisfação das pessoas. Outra vantagem para as empresas é o aumento do número de atendimentos por hora, sempre mantendo a qualidade.
Um passo antes do autoatendimento geral, é o uso de cardápios digitais por QR Code ou mesmo por aparelhos, como tablets. Também contribuem para mão de obra otimizada no estabelecimento, acelerando também o atendimento e simplificando os fluxos.
Para obter sucesso na transformação digital no food service, é importante que os negócios invistam em tecnologias atualizadas, como a computação em nuvem e o Big Data, que vão ajudar a transformar a maneira como as decisões são tomadas, com mais agilidade e estratégia.
Isso não se trata somente de atualizar ou modernizar sistemas, mas, sim, de mudanças profundas nas operações, na cadeia de suprimentos, na visão e gestão de estoque, e no relacionamento com os consumidores. A gestão e análise de dados para ter ciência da demanda, antecipar necessidades dos clientes e manter uma operação ágil e eficiente estão entre as principais necessidades.
Para se adaptar e evoluir, é preciso que o varejo seja capaz de oferecer uma experiência personalizada e multicanal – ou seja, o cliente será atendido e poderá comprar em diferentes canais (loja física, e-commerce, redes sociais e outros), com uma experiência integrada e fluida entre eles.
A maquininha POS é um ponto de venda, a famosa maquininha de cartão. Ela permite a realização de transações financeiras diretamente no aparelho, modalidade ideal para negócios com um volume baixo de transações diárias. Ela permite, além disso, transações com cartão de crédito, débito e, em algumas versões, até o pix, não necessitando de outras integrações de sistemas.
Quando falamos de Transferência Eletrônica de Fundos, ou TEF, temos uma solução integrada, escolhida por empresas que precisam centralizar um grande volume de pagamentos e informações financeiras. O sistema faz a conexão direta entre o ponto de venda e a rede adquirente, permitindo a integração de todas as transações realizadas no sistema de gestão usado. Esse modelo é mais vantajoso para empresas maiores, pois oferece mais flexibilidade na escolha das bandeiras e adquirentes, além de permitir a negociação de taxas. E, além disso, o sistema permite diferentes métodos de pagamento, promovendo uma melhor experiência de compra para o consumidor.
O investimento no autoatendimento permite promover uma revolução no relacionamento do consumidor com a marca. A maior autonomia para fazer seus pedidos e pagamentos contribui para uma experiência diferenciada e mais satisfatória.
Essa interação facilitada, aliás, facilita apresentar na tela outros serviços, como promoções, cupons e cartões de benefícios, por exemplo, aproximando ainda mais o consumidor da empresa. Aqui, é preciso também destacar tanto a disponibilidade dos equipamentos quanto a agilidade do processo de compra.
Para as empresas, outro benefício direto em contar com o autoatendimento é a redução de custos, permitindo contar com uma equipe mais enxuta, assim como facilitando aproveitar os colaboradores para tarefas mais estratégicas.
A escalabilidade também se faz presente na lista de benefícios, contribuindo para ampliar as atividades ou até mesmo para abrir novas unidades, com padronização e sem perder a qualidade.
De olho nas tendências do food service, mas também no que é adequado para cada tipo de negócio. É assim que cada empresa deve olhar para seu planejamento estratégico. Para além da moda, a tecnologia é realidade. E quem não acompanha, fica para trás.
O que já é realidade é o uso da inteligência artificial e da automação de processos. Principalmente para o varejo, os robôs e o autoatendimento vêm modificando o setor e transformando as experiências oferecidas.
Para mais eficiência operacional e personalização, a inteligência artificial é a que mais impacta no food service. De recomendação de produtos até a gestão do estoque, é possível fazer uma análise dos dados em tempo real, ter previsibilidade das demandas, impulsionar a logística e reduzir desperdícios.
Além disso, a IA também possibilita a automação dos processos, com o apoio de robôs, os bots, para atendimento ao cliente. A McKinsey fez um levantamento que mostrou que, até 2030, a inteligência artificial ajudará a automatizar até 70% das atividades de negócios em quase todas as ocupações, adicionando muitos dólares em valor à economia global.
Em conexão com um sistema de gestão completo, o autoatendimento no food service se transforma em um diferencial estratégico para as empresas, garantindo maior eficiência nos processos e promovendo uma melhor experiência para os clientes. Consequentemente, essa combinação se converte em melhores cada vez mais expressivos.
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