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O papel do marketing digital no crescimento das franquias: estratégias eficientes para expansão

Por meio do marketing digital, os sistemas de franquias podem alcançar um público cada vez mais amplo

Segundo dados da TIC Domicílios 2024, em quase 20 anos, o Brasil ganhou mais de 100 milhões de internautas, o que significa um importante atrativo para o marketing digital. O número de cidadãos conectados cresceu de 32 milhões, em 2005, para 141 milhões, em 2024, representando 86% da população urbana.

 

Hoje, a população brasileira gasta, em média, cerca de 9 horas e 13 minutos por dia na internet. A maior parte desse tempo (57,6%) é gasto em smartphones. Se a internet transformou o dia a dia das pessoas, seja na comunicação, no trabalho, na educação, imagina o que ela não vem fazendo pelas empresas?

 

Todo negócio, seja de qualquer segmento ou tamanho, para acompanhar as mudanças de hábitos, precisa adotar novas ferramentas, canais e formatos. Exatamente por isso, as empresas investem cada vez mais em marketing digital.

Pequenas e médias empresas têm, ainda, maiores vantagens ao usar as estratégias digitais, pois permitem que compitam de igual para igual com empresas maiores, gerando mais competitividade e incentivando que as empresas evoluam e melhorem.

O marketing digital na essência

O marketing digital se tornou uma estratégia indispensável para as empresas alcançarem e envolverem seus públicos de interesse. Mas você sabe o que é e como aplicar o marketing digital?

 

Trata-se de um conjunto de estratégias e práticas de marketing aplicadas em canais digitais para promover uma marca, produto ou serviço. Entre as atividades, estão a otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, trabalho nas redes sociais, anúncios online, e-mail marketing, entre outras.

 

Como seu principal objetivo, o marketing digital busca estabelecer presença online relevante, alcançando exatamente o público-alvo da empresa, construindo uma relação forte com os clientes.

Impacto do marketing digital nos negócios

O aumento no uso da internet mudou completamente o comportamento do consumidor. Atualmente, ao buscar informações sobre qualquer tema, produto ou serviço, as pessoas recorrem imediatamente a sites de busca, redes sociais e sites das marcas.

 

Aliás, os hábitos de consumo também se transformaram, com os consumidores realizando suas compras de forma online, compartilhando suas opiniões e experiências e procurando saber das avaliações de outros clientes com aquela marca.

 

Nesse momento, as empresas notaram a importância de adaptação de suas estratégias para poderem se conectar de forma efetiva com seus públicos. É nesse cenário que o marketing digital ganha relevância, trazendo a segmentação para audiências específicas, medição de resultados e ajustes de estratégia sempre que necessário com mais agilidade.

A importância do marketing digital para as franquias

Por meio de estratégias digitais, os sistemas de franquias podem alcançar um público cada vez mais amplo, expandindo sua presença e aumentando o reconhecimento da marca.

 

O marketing digital oferece à rede franqueadora a chance de envolvimento maior e de forma mais personalizada com os franqueados e consumidores, além da construção de relacionamentos de maior confiança e fidelização com a marca.

 

Para as franqueadoras, é importante que acompanhem as tendências do mercado e explorem estratégias de marketing digital para que a rede de franquias se destaque e realmente alcance o público-alvo e alcance seus objetivos de negócio, como expansão e posicionamento de marca.
A comunicação no meio digital permite a expansão da atuação das franqueadoras, com aumento também da base de clientes, fortalecendo a presença da marca e posicionamento, impulsionando o crescimento da rede.

 

No franchising, ainda, o marketing digital pode ser usado de forma única, combinando estratégias globais da marca com a personalização para cada unidade do negócio e seu público.

Quais estratégias são as mais usadas?

Algumas estratégias são mais conhecidas e podem fazer parte de ações das marcas para alcançar resultados positivos nas redes de franquias:

 

Marketing de conteúdo: criação e segmentação de conteúdo relevante, direcionado ao público-alvo. Esse tipo de material pode ser distribuído por meio de blogs, vídeos, infográficos e e-books, usados para educação, informação ou entretenimento. O foco é o estabelecimento de autoridade de marca, construção de relacionamentos e atração de consumidores.

 

Search Engine Optimization (SEO): otimização de um site para melhorar sua visibilidade nos resultados orgânicos nos mecanismos de busca. As franqueadas podem otimizar seus sites e páginas de destino para palavras-chave relevantes ao seu nicho, garantindo que sejam vistas pelos usuários em suas pesquisas. Isso também contribui para a geração de tráfego qualificado.

 

Marketing de redes sociais: com perfis exclusivos nas redes, as franquias podem se conectar diretamente com seus clientes. Esse processo envolve a criação de conteúdo, interação com clientes pelas plataformas, divulgação de ofertas especiais e construção de relacionamento.

Inovação é a chave para o sucesso

Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas entendem que a inovação se conecta com a flexibilidade para conseguirem atender qualquer canal, seja em um espaço físico ou virtual.

 

Para as franquias, uma gestão eficiente passa pela busca e investimento na solução ideal para contribuir para a estrutura do negócio. Ao trabalhar com a ferramenta certa, o franqueador garante o controle necessário das operações, mas fornece ao franqueado a liberdade de atuação, sem respeitando a padronização responsável pelo sucesso do negócio.

 

A tecnologia, portanto, é um recurso indispensável para as marcas que desejam sucesso no segmento de franchising. E, nesse processo, o marketing digital utilizado de forma estratégica se transforma na ferramenta perfeita para a conquista dos resultados desejados.

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